segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Egrégora na Paulista

São 3:30 da manhã
Dou bom dia pra Paulista
O sono dói mas hoje é domingo
Banca montada começa o dia
Vamos vender artesanato de ser
E distribuir poesia grátis
Mais tarde (bem mais tarde)
O Sr. Paulo chega
Pega uma poesia e lê:
" Muito cuidado ao pensar
Podem querer
Negar sua existência "
Perguntou para a Aninha
Se ela não queria conversar sobre a frase
Ela declinou e me passou a bola
Eu prontamente aceitei o desafio
O Sr Paulo me pediu para segurar
Duas pilhas pequenas (dessas de botão)
Tirou do bolso o aparelho de ouvido
Colocou as pilhas
Me disse que tinha dificuldade para ouvir
Me pediu para falar de frente
Ele teria que também fazer leitura labial
E logo começou:
Por que temos que ter cuidado ao pensar?
Eu disse que era uma referência à frase do
Descartes... (Penso, logo existo)
Ele discordou: Isso é Sócrates 400 anos a.C.
Eu aceitei (Sócrates é o pai de todos eles mesmo!)
Eu expliquei (olha eu explicando poesia de novo):
A ideia é de que pensamentos diferentes
do pensamento padrão nos dias de hoje
Estão sendo descartados
Se eu penso diferente, a tendência é
de que me ignorem (ou de que neguem minha existência)
Agora ele concorda comigo
E me diz que é verdade
E que precisamos ouvir as verdades dos outros
Fico contente que ele pense assim
Digo que é por isso que idolatro a dúvida
(Cito uma frase que ouvi do Abujamra
e que não sei se é dele:
"não há nada mais perigoso
do que alguém que tenha a certeza de estar certo"
Mostro um azulejo com uma poesia concreta minha
Onde digo que não tenho a certeza de nada
Ele sorri... E me pergunta se eu sei o significado da palavra Egrégora
Eu digo que não sei.
Apertamos as mãos, ele tira o aparelho de ouvido,
sorri de novo e vai embora
Eu fico feliz...
Cinco minutos depois ele volta e me diz:
Eu errei, a frase é de Newton.
Eu tento dizer que a frase é mesmo do Descartes
Mas ele já está sem o aparelho de ouvido
Eu continuo feliz...
Acho que essa tal de egrégora acontece todo
domingo na Paulista

Douglas Bunder 06/02/2017

Você sabe o significado de egrégora?

conceito espiritualista moderno segundo o qual a conjunção de pensamentos de um grupo forma uma espécie de entidade viva e invisível...

Nenhum comentário:

Postar um comentário