sábado, 16 de setembro de 2017

NORMOSE

Hoje uma linda menina
oriental
parou em
frente à minha banca
de poesia
Olhar sereno para
meus azulejos
Fiquei observando
tentando adivinhar
se ela estava
gostando ou não
(como sempre, ou
quase sempre, faço)
Vi que tinha uma
argolinha no nariz
(chamam de piersing)
Eu disse que eles
(os azulejos) tinham
fragmentos de
poesias minhas
Ela só sorriu
e nada disse
Continuou
contemplando
os dito cujos
Algum tempo depois
ou porque
já tinha visto todos
ou porque já
havia se cansado
me disse:
Então vou te dar
uma poesia minha
E puxou de
dentro da bolsa
um saquinho
Fui pegar uma
uma poesia e...
- NÃO! Com a
mão esquerda!
Puxa. Eu, pobre
poeta da rua,
não sabia que
devia pegar
a poesia com
a mão esquerda
Atabalhoado que sou
fui logo metendo
a mão direita.
Ok, mão esquerda,
perguntei o porquê.
Ela me explicou
Eu entendi.
E com a mão
correta
( a esquerda )
puxei uma que dizia:
NORMOSE
É VIROSE
Inadvertidamente
e sem entender nada
disse:
- Que legal!
E em seguida
ela fez a pergunta
que me desmontou:
- Você sabe o que é
NORMOSE?
E eu...
- Claro que, que, que...
Não!
Ela me explicou o que é
depois me elogiou pela
sensibilidade
e foi embora.
Aí eu pensei:
Acho que nem eu
Nem ela
Sofremos disso
Dessa tal de NORMOSE
Nós, eu e ela,
sofremos de outra
coisa:
de Poesitose
ou quem sabe de
Poesitite...
db (16/09/2017)
Em tempo: de uma olhadinha em Asas em versos
é muito bom!
Normose: É a doença que torna medíocres os seres humanos, conduzindo à uma vida sem metas, sem fulgor, sem paz, sem significado, sem vigor, sem criatividade, sem felicidade. Um normótico é o tipo engendrado pela coletividade, por ela condicionado, e dela dependente. É o tipo tido por "normal" na sociedade em que vivemos. Normótico é o mesmificado, que, sempre buscando ajustar-se ao coletivo, perde sua identidade, e faz todas as concessões aderindo à dança dos modismos que se sucedem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário